Ricardo Motta é deputado de sete mandatos e na eleição passada foi apoiado em Assu, pelo primo/prefeito Ivan Junior, pelo presidente da Câmara, Breno Lopes, e contou com a ajuda do empresário Patricio Junior, coordenador das campanhas de Ivan em Assu.
Esses três políticos (Ivan, Breno e Patricio) deram mais de 3 mil votos a Ricardo Motta em Assu, o colocando como o segundo mais votado na cidade, tirando essa votação do candidato filho da terra.
É aguardado a qualquer momento uma nota do deputado na imprensa do Estado.
O deputado George Soares, PR, disse sábado (27) na entrevista ao programa “Registrando”, que o fato de seu partido estar na oposição ao governador Robinson Faria, do PSD, em nenhum instante serviu de razão para que ele fosse impedido de dar sua contribuição às ações de interesse do Governo do Estado, na Assembleia do RN. O parlamentar lembrou que, com seu voto na Casa, ajudou a aprovar todos os projetos encaminhados pelo governador e que, na última campanha eleitoral, Robinson Faria prometeu que o seu Governo investiria cerca de R$ 55 milhões em Assú e, sendo assim, entende que já é hora de uma parte destes recursos começar a atender efetivamente o município.
“Ajudamos com o nosso voto na Assembleia a aprovar vários projetos significativos, como, por exemplo, o programa RN Sustentável, que prevê várias realizações para todo o Estado e o empréstimo junto ao banco do Brasil no valor de 850 milhões. Desta forma, peço ao governador que, neste ano de 2016, destine recursos na ordem de R$ 14 milhões para investimentos no Assú”, comentou o deputado George Soares.
*Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares *
Pcdob do Assú,realizou neste sabado (27) Uma reunião com seus filiados , membros e amigos.
Onde teve filiações e foi apresentado, seus pré - candidatos á vereadores e o pré candidato á prefeito. Foi tratado, a situação o qual o municipio de Assú se encontra e suas dificuldades.
Onde a insatisfação com a gestão municipal pela falta de compromisso com a terra dos poetas.
Ricardo Motta, deputado estadual do RN ( Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Ricardo Motta, deputado estadual do RN (
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O desembargador
João Rebouças autorizou, na manhã desta sexta-feira (26), a abertura de um
Procedimento Investigatório Criminal (PIC), em caráter sigiloso, para apurar a
veracidade de citações contra o deputado estadual Ricardo Motta (PROS), do Rio
Grande do Norte. A solicitação foi feita pela Procuradoria Geral de
Justiça (PGJ) depois que o ex-diretor administrativo do
Idema, Gutson Johnson Bezerra (principal acusado de comandar desvios de
recursos dentro do órgão), apontou o parlamentar como participante de um
esquema fraudulento dentro do órgão.
O
deputado estadual Ricardo Motta informou, através da assessoria de imprensa,
que está tranquilo e que ninguém mais do que o parlamentar deseja a apuração e
os esclarecimentos à opinião pública a respeito da farsa montada contra ele.
Ainda na decisão, o desembargador João Rebouças
determinou que eventuais pedidos de quebra de sigilos bancário, fiscal e
telefônico, busca e apreensão, obrigatoriamente dependem de prévia autorização
dele mesmo.
Os demais presos da operação Candeeiro são: Clebson
Bezerril, ex-diretor financeiro do Idema; João Eduardo de Oliveira Soares,
também funcionário do setor de contabilidade do órgão; e Renato Bezerra de
Medeiros. O quinto mandado é contra Antônio Tavares Neto.
Foram emitidos cinco mandados de prisão temporária,
10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim, Santana do Matos eMossoró. De acordo com o MP, os
desvios dos cofres do Idema aconteceram entre os anos de 2013 e 2014. O juiz da
6ª Vara Criminal de Natal decretou ainda sequestro de bens e valores de pessoas
físicas e jurídicas.
No dia 4 de outubro, a Justiça decretou a prisão
preventiva de dois dos suspeitos: Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra foi
levado para o quartel do Comando Geral da PM, e Renato Bezerra de Medeiros, que
agia como laranja no esquema, foi para o Centro de Detenção Provisória da
Ribeira.
Na tarde desta quinta (25), o deputado estadual George Soares (PR) esteve na governadoria do estado do Rio Grande do Norte, em Natal, onde fez uma visita de cortesia ao governador em exercício, Fabio Dantas do PCdoB.
No encontro, os amigos trataram sobre ações para o estado e o deputado George desejou sucesso ao vice-governador no período em que exercerá o cargo máximo do Executivo Estadual.
“Fábio Dantas é um amigo que conheci na política. Fomos colegas e vizinhos de gabinete na Assembleia Legislativa do RN. Ele é um político de visão, habilidoso e grande articulador.” Disse George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares
Neste domingo (28/02), teremos como atração a cantora Cristina de Holanda a partir das 12:00 hrs. Venham provar a melhor comida regional e os melhores pratos finos da cidade, ao som da grande cantora Cristina de Holanda tocando os mais variados sucessos. #DomingoEmFfamilia#QuintaisRestaurante
É visto que o
grupo da oposição em Assú vem se fortalecendo há anos, um grupo onde se ver harmonia
e humildade. Um grupo o qual sempre esteve à disposição da população de Assú.
Percebesse uma sincronia e paciência. Os quais
acreditaram e acreditam em um projeto que vai beneficiar a população de Assú.
“não é preciso ter olhos
abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão.
para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”
“Se você conhece o inimigo e conhece
a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece
mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..”
É visto um crescimento no grupo e com certeza se plantamos um
pé de limão, vamos colher dele limões e não laranjas. A gente colher o que a
gente planta, então não plante uma coisa e fica esperando outra! E diante disso
hoje se ver fruto de um trabalho com conquistas e com único propósito de entrega o poder a
população.
Interno da Fundação Casa entra em faculdade: 'Achei que não teria futuro'
Jovens da Unidade 3 de Sorocaba conseguiram vagas por meio do Enem. Três internos vão estudar educação física, direito e ciência da computação.
Amanda CamposDo G1 Sorocaba e Jundiaí
João*, um dos aprovados da Fundação Casa de Sorocaba, vai cursar Direito (Foto: Amanda Campos/G1)
Quando foi transferido da Grande São Paulo para a unidade 3 da Fundação Casa em Sorocaba (SP), João* (nome fictício), 18 anos, não imaginou que sua vida mudaria tão radicalmente. Internado por participar de um sequestro relâmpago, ele chegou ao interior do Estado em outubro de 2015 sem perspectivas para o futuro. Decidiu então se dedicar à grade acadêmica da instituição para "matar o tempo", como ele faz questão de dizer, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em dezembro e conseguiu o que julgava ser impossível: uma vaga para cursar Direito em uma universidade.
"Achava que voltaria para o crime. Mas quando cheguei em Sorocaba, tudo mudou. Minha tutora acreditou em mim e me incentivou. Estudava o tempo todo para o tempo passar mais rápido e consegui a vaga. Agora a meta é ser defensor público", diz.
João, que foi selecionado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), havia desistido dos estudos no 1º ano do ensino médio porque, segundo ele, "era difícil acompanhar o ritmo em uma sala com mais de 40 alunos". A decisão de deixar o colégio, porém, não foi aprovada pela família, principalmente pelo pai. "Ele não estava satisfeito com minhas decisões e disse que, se um dia eu fosse preso, ele nunca me visitaria. Estou há um ano e cinco meses internado e ele cumpre a promessa", admite.
Aprovado em educação física, Lucas* diz estar realizando o sonho da mãe (Foto: Amanda Campos/G1)
Para o paulistano, a culpa por ter decepcionado o pai é pior do que a privação da liberdade. "Ele é um homem trabalhador e honesto. Na primeira ligação que recebi aqui dentro [na Fundação Casa], ele disse que quando eu sair, vai estar me esperando para eu mudar de vida. Ele vai ficar muito feliz com a minha aprovação", afirma.
Internos de Sorocaba em aula de cultura popular brasileira (Foto: Amanda Campos/G1)
Reconstruir o elo familiar também é um dos objetivos que Lucas* (nome fictício), de 18 anos, definiu quando recebeu a notícia de que havia sido aprovado no curso de educação física em uma universidade da região. O jovem, que cumpre pena há oito meses por assalto, diz ter emocionado a mãe, o irmão mais novo e o padrasto ao dar a notícia e prometeu cumprir um sonho antigo da família.
"Minha mãe tinha o sonho de me ver sendo orador na formatura. Ela sempre me falava isso. Demorou, mas agora vou começar a cumprir essa meta. Meu maior sonho é que ela e toda a minha família se orgulhem de mim", diz.
Aprovado no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Lucas afirma que os poucos alunos por sala de aula na entidade sorocabana, além do incentivo da equipe multidisciplinar, foram fundamentais para a conquista. "Enquanto há vida, há esperança. Quando fui internado, minha mãe me perguntava o que mais precisava acontecer para eu ver que estava agindo de maneira errada. Fizemos do erro, um acerto", analisa.
Luciana coordena grade educacional da unidade (Foto: Amanda Campos/G1)
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Luciana Monteiro dos Santos, nove internos participaram do Enem na Unidade 3 da Fundação Casa. Desses, três conseguiram bolsas de estudos para o ensino superior, um deles obteve bolsa integral nos cursos de ciência da computação e filosofia pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
"A grade escolar dos internos é como a grade estadual de ensino. Eles estudam das 7h às 12h, têm os intervalos e à tarde, educação profissional básica. Damos as ferramentas para quem quer recomeçar", afirma.
Segundo Luciana, a maioria dos internos volta a se dedicar à educação por acreditar no sistema de ensino da Fundação Casa. E ela destaca a seleção cuidadosa de professores, paralelamente a pequena quantidade de internos por sala de aula, para atingir esse objetivo. Hoje, nas 14 áreas de ensino da unidade 3 há, no máximo, 18 internos.
Internos da Unidade 3 da Fundação Casa conquistaram vaga em universidades (Foto: Amanda Campos/G1)
O DIRETÓRIO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL -PCdoB DE ASSÚ , CONVIDA TODOS SEUS FILIADOS E AMIGOS PARA REUNIÃO QUE ACONTECERÁ DIA 27 DE FEVEREIRO, PRÓXIMO SÁBADO, PARTIR DAS 8:00 À HORAS DA MANHÃ.
MOMENTO QUE SERÁ REALIZADO ENCONTRO PARA DEFINIÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2016, DEFINIÇÃO SOBRE CANDIDATO E ATO DE FILIAÇÃO DE NOVOS MEMBROS. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.
DATA:27 DE FEVEREIRO DE 2016 (SÁBADO) HORA: 8:00 DA MANHÃ LOCAL: SEDE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA LAVOURA.
Após o deputado estadual George Soares (PR) relatar em sessão da Assembleia legislativa do RN, nesta terça (23), o caso da possível interdição da Escola Estadual Ten-cel José Correia, em Assú, por faltas de condições estruturais para professores e alunos exercerem suas atividades, o portal de notícias mais lido do país, o G1, também destacou o descaso na Educação do Vale do Açu.
O portal da Globo noticiou: “Por falta de estrutura, escola de 104 anos no RN deve ter aulas suspensas – Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, em Assu, é alvo de ação. MP teme acidentes e quer a interrupção imediata das aulas no colégio. ” Leia o texto na íntegra acessando link: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/02/por-falta-de-estrutura-escola-de-104-anos-no-rn-deve-ter-aulas-suspensas.html
O deputado George apresentou um requerimento na Assembleia, reforçando o pedido urgente ao governador do RN para que tome providências para reformar a estrutura da escola centenária do Assú que possui mais de 750 estudantes.
"O PMDB de Assu, representado pelo vice-prefeito, Eurimar Nóbrega, pelos vereadores Heliomar Alves e Arnóbio Junior, pelo seu presidente municipal, o empresário Helder Alves e pela ex-secretária de Educação, Sandra Alves, além de demais lideranças da sigla, anunciou na noite desta terça (23), na rádio Princesa do Vale, o rompimento definitivo com o sistema governista do atual prefeito, Ivan Junior (PROS).
O PMDB de Assu que fez parte da chapa vitoriosa em 2012 ao lado do prefeito Ivan, anunciou que a partir de agora segue para as forças de oposição, caminhando junto com o deputado estadual George Soares (PR)."
Quem tem medo do novo? O que busca a sociedade? A não ser uma mudança no falido sistema político brasileiro? Uma substituição nas velhas e surradas práticas vigentes. A pré-candidatura lançada no último dia 19 de fevereiro, em Carnaubais, do jovem socialista de apenas de 27 anos de idade, Thiago Cavalcante, está metendo medo nos velhos e ultrapassados arranjos métodos usados em nossas campanhas.
Como chamar de inexperiente e de bebê, um jovem, que desde os 14 anos de idade administra a sua vida, desde quando foi estudar no colégio agrícola de Jundiaí e concluiu o ensino médio se tornando técnico agrícola. E em seguida aprovado em concurso público para trabalhar na EMATER, onde exerce as suas funções. Aprovado nos vestibulares de: Contabilidade na UFRN física; Na UERN, Agronomia; Na UFERSA onde concluiu direito, se tornando advogado. Inclusive
aprovado no concurso da OAB. Segundo vereador mais bem votado do município no último pleito, reconhecido e aprovado pela população o vereador mais bem avaliado.
O debate vai se dar entre o NOVO e velho, será a juventude vencendo o velho, sem medo de ser feliz, do que esperar de um atrasado Júnior Benevides, ou do trapalhão Forasteiro? Carregados de vícios, atrasos, que não oferecem o mínimo de esperança aos cidadãos carnaubaenses. Acredito no NOVO, como candidato da esperança do POVO.
Conforme saiu em todos os veículos de comunicação do Estado, inclusive na TV aberta, a matéria sobre a delação premiada do ex-diretor do IDEMA caiu como uma bomba nuclear em setores da política potiguar.
A cidade do Assu está aguardando de forma ansiosa uma nota de repúdio e de solidariedade do grupo político que apoiou o deputado estadual Ricardo Motta na cidade, lhe dando mais de 3 mil votos.
A sociedade aguarda a nota assinada pelos primos Ivan Lopes Junior (prefeito), Breno Lopes (vereador) e do empresário Patrício Junior que apoiaram e votaram no deputado envolvido no escândalo da operação Candeeiro que investiga dinheiro público desviado do IDEMA.
O blog teve informações não oficiais que os três estão indignados e revoltados com as acusações e matérias que rodam todo o Estado.
O blog declara que está à disposição para divulgar qualquer nota ou notícia sobre o caso que abalou o meio político do RN
A
CÂMARA DE VEREADORES EM CARNAUBAIS, FICOU LOTADA NA NOITE DE SEXTA FEIRA(19),
PARA O ATO DA PRÉ CANDIDATURA DE THIAGO CAVALCANTE, A PREFEITO DE CARNAUBAIS, QUAL FOI RECEBIDA COM APLUSOS
E ELOGIOS PELA CÚPULA DO PARTIDO E POR LIDERANÇAS LOCAIS E ESTADUAL DO RN.
EMOCIONADO, THIAGO
CAVALCANTE, QUE JÁ TEM UMA TRAJETÓRIA DE
TRABALHO NA CIDADE SALIENTOU A IMPORTÂNCIA QUE ESSE MOMENTO REPRESENTA. “MUITO
EMOCIONADO COM ESSE MOMENTO DE HOJE, QUANDO LANÇA A PRÉ-CANDIDATURA. O
ACOLHIMENTO, A ENERGIA, A ALEGRIA NA RECEPÇÃO DEMOSTRA QUE A SOCIEDADE ESTÁ
ÁVIDA COM O NOVO PROJETO DE POLITICA, QUE ESTAMOS AQUI PARA CUMPRIR COM ESSA
MISSÃO”, RESSALTOU THIAGO.
Magistrados da Justiça Eleitoral e advogados familiarizados com a área estimam que sem as doações de empresas, os candidatos serão obrigados a fazer uma campanha com cerca de 20% do que estão acostumados — dinheiro do fundo partidário e das doações de pessoas físicas. Com o aperto, fica a dúvida se as campanhas ficarão mais baratas ou se o caixa dois vai ficar ainda maior. Até porque em um cenário de crise política, será difícil convencer pessoas físicas a doarem para políticos, lembra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Mário Devienne Ferraz.
Dentro desse cenário, a restrição imposta pelo Supremo Tribunal Federal passa a ganhar um novo entendimento: mesmo que as ilegalidades continuem ou até aumentem, as novas regras farão com que o dinheiro se torne mais rastreável. Consequentemente, haverá mais punições.
Para o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, os recursos passam a ter “carteira de identidade” e o financiador de campanha não poderá ficar “atrás de um biombo que é a pessoa jurídica”. Ele chama as mudanças nas regras para doações de banho de cidadania: “É uma questão do rastreamento, mas também uma questão do valor e do compromisso pessoal, pois quem vota é a pessoa física. Da mesma forma que um cidadão não pode votar em três candidatos para o mesmo cargo, ele deverá manter uma coerência ideológica e eleitoral na hora de fazer doações, diferente do que acontecia com as empresas”.
A questão de tornar o dinheiro das doações mais fácil de ser rastreado é, inclusive, a principal ideia por trás da nova regra, segundo o juiz Silmar Fernandes, membro do TRE-SP. “Eu acho difícil que vá diminuir muito a quantidade de dinheiro usado nas campanhas imediatamente, porque elas serão as mesmas — e elas são vultuosas”, ponderou.
O juiz André Lemos Jorge, também do TRE-SP, lembra que da dificuldade de se detectar os recursos ilegais, mas ressalta que a mudança deve auxiliar a corte. “Vamos nos empenhar ao máximo para tentar coibir essa doação do chamado caixa dois. Obviamente ele não acontece à luz do dia e é possível que inclusive aumente com as proibições. Por outro lado, nós buscaremos as fontes da doação com muito mais precisão na apuração, sobretudo no momento da prestação de contas”, analisa.
Mudança mais profunda A tese não é unânime entre os magistrados da Justiça Eleitoral. Para a juízaMarli Ferreira, do TRE-SP, as proibições de doações de empresas tendem a melhorar o cenário político, não porque tornarão o dinheiro mais rastreável, mas por uma mudança na posição político de quem se candidata. “Eu acho que esse afastamento das doações de empresas vai trazer alguns benefícios. Primeiro: as campanhas vão ser mais econômicas. Segundo: as pessoas vão repensar as atitudes que vão ter na campanha, devido ao quadro político e social”, afirma Marli
George vota seguindo diagnóstico do Fórum Municipal de Educação
A Câmara Municipal de Natal está votando o Plano Municipal de Educação (PME). O PME irá conter as políticas e diretrizes previstas para 10 anos de atuação na educação do município de Natal, construídas por uma comissão de elaboração e pelo Fórum Municipal de Educação – Coletivo formado por representantes de 35 instituições da sociedade como por exemplo: Secretaria Estadual de Educação e Cultura, os Conselhos Municipal e Estadual de Educação, o Fórum Estadual de Educação, IFRN, UERN, UFRN, SINTE-RN, UNDIME, Promotoria da Educação/Ministério Público, Centrais Sindicais, FECNAT, entre outras.
Entre tantos temas polêmicos, durante a tarde de ontem (16), os vereadores decidiram se manteriam ou não a destinação de 5% do PIB municipal para a educação em Natal. O diagnóstico apresentado pelo Fórum Municipal de Educação apresentou uma série de estudos que apontavam para um percentual real que seria plenamente possível de ser implementado. O documento orientava pela destinação (assim como na maioria das cidades do Brasil) de 5% do PIB municipal para a educação em Natal explicando que mais do que isso seria falacioso, totalmente fora do contexto de Natal e de diversas cidades do Brasil.
Isso porque nossa cidade já conta com 10% do PIB nacional e 7% do PIB estadual e totalizaria 22% de investimentos para a área. Desta forma, obedecendo a tendência nacional os vereadores optaram por votar pela manutenção dos 5%.
Após analisar o diagnóstico, o vereador George Câmara (PCdoB) colocou ser pouco provável que não só Natal, mas os demais municípios com caráter financeiro semelhante ao da nossa capital, consigam implementar um valor maior que os 5%.
“Defender mais do que os 5% seria certamente fazer populismo com coisa séria. Estão fazendo propostas irreais sem estudar nossa realidade. Isso muitas vezes é utilizado com meros fins eleitorais. Nossa tarefa agora é cobrar e fiscalizar para que sejam investidos os 10% nacional, os 7% estadual e os 5% municipal em nossa educação.”, explica George
Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior. Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
João Henrique Campos, filho do ex-governador #EduardoCampos, é o novo Chefe de Gabinete do governador Paulo Câmara. A posse será na quinta-feira (18). Ele exercerá a mesma função que Eduardo ocupou no segundo Governo #Miguel Arraes (1987-1990).
Os deputados George Soares (PR) e Gustavo Fernandes (PMDB) participaram nesta quarta-feira (17) de uma reunião com o professor de economia da universidade alemã de Steinbeins, Johannes Muller para debater a viabilidade de uma parceria com o Instituto do Legislativo (ILP) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/RN). O objetivo é oferecer cursos de capacitação.
“A reunião de hoje é um desdobramento do encontro inicial que tivemos ano passado na Alemanha. A nossa ideia é firmarmos um convênio para introduzir na grade curricular do Instituto do Legislativo Potiguar cursos de conhecimento nas áreas das energias renováveis e cooperativismo, capacitando os interessados através de aulas práticas e teóricas”, disse George Soares, que preside a Frente Parlamentar das Energias Renováveis na Assembleia Legislativa.
De acordo com o professor Muller, especialista em energias renováveis, o Rio Grande do Norte possui alto potencial para o desenvolvimento das energias limpas, mas ainda pouco explorado. “A população precisa conhecer as possibilidades e oportunidades que são geradas por essas atividades. A forma como as energias limpas têm sido utilizadas no RN não vão modificar a realidade local. É preciso estimular essa prática”, destacou.
O diretor do ILP, Jorge Augusto, também participou da reunião e explicou que a expectativa é que os cursos tenham início ainda no primeiro semestre de 2016 e que os alunos capacitados irão receber certificado da Universidade de Steinbeins.
Ao final da reunião, o deputado Gustavo Fernandes comemorou o resultado do encontro. “Fico feliz por ver ter continuidade os contatos que eu, George Soares e Galeno Torquato fizemos na Alemanha. A parceria é uma iniciativa inédita aqui no Brasil e mostra o empenho e comprometimento dos parlamentares junto à população”, afirmou Gustavo.
A superintendente da OCB/RN, Sônia Rocha, e o consultor Rafael Coelho também participaram do encontro. O resultado da reunião ainda foi abordado pelo deputado George Soares durante a sessão plenária da Casa.
MEC autoriza abertura do processo licitatório do campus de Medicina da Ufersa, em Mossoró e Assu
As populações dos municípios de Mossoró e Assu, no Rio Grande do Norte, poderão em breve realizar o tão acalentado sonho de contar com cursos de Medicina na região. Em audiência com a senadora Fátima Bezerra e o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, autorizou a abertura do processo licitatório para início das obras dos campi de Medicina de Mossoró e de Assu.
Em Mossoró, a Ufersa já contratou professores contratados e selecionou alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O início das aulas será no 2º semestre deste ano. Já o campus de Assu depende de um replanejamento do MEC. A previsão do início do curso é para o próximo ano.
Segundo a senadora, essas iniciativas vêm não só fortalecer a educação, mas a saúde e a cidadania de todo a população potiguar. “ A interiorização do curso de Medicina, por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, está possibilitando avanços extraordinários na democratização do curso de Medicina em todo o país. O sonho da juventude de Assu está se realizando: cada um desses jovens terá a chance de se tornar doutor”, destacou a senadora.
Para Fátima, ações como essa vão contribuir para melhorar a assistência à saúde da população. “São passos importantes em prol da cidadania do povo de Mossoró, de Assu, enfim, de todo a população potiguar”, adianta.
O secretário Luiz Cláudio Costa reiterou a disposição do ministério em analisar a aquisição de um hospital universitário para o curso de Medicina da Ufersa, em Mossoró. Também ficou garantida, de acordo com o reitor José de Arimatea de Matos, a finalização das 26 obras da universidade, já em andamento.
Participou também da reunião o chanceler da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMEDr), Francisco José Cure de Medeiros.
Por ocasião da celebração eucarística deste domingo (14) em que ocorreu a posse oficial do padre Raimundo Alexandre de Oliveira Neto, “Netinho”, à frente da paróquia de São João Batista, em Assú, o antecessor dele, padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese e titular da Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, transmitiu informações atualizadas sobre o projeto que se voltará para a construção do Santuário da Beata Irmã Lindalva, na comunidade rural de Malhada de Areia. O sacerdote declarou que já houve a aprovação, na esfera do Ministério do Turismo (MTur), órgão comandado pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves, da liberação de uma importância da ordem de R$ 1 milhão para a edificação da estrutura que acolherá os romeiros que visitarão as futuras instalações do Santuário da religiosa assuense. Segundo o padre Flávio Augusto, o dinheiro será liberado mediante um convênio com tal finalidade, que será firmado com a prefeitura municipal do Assú. O pároco integra a comissão constituída pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana, incumbida do empreendimento, da qual participa também seu sucessor em Assú, padre Netinho. O compromisso de apoiar tal realização – sob inteira responsabilidade da Diocese – foi assumido pelo ministro Henrique Alves num encontro ocorrido no dia 27 de junho de 2015 na cidade do Assú, articulado pelo vice-prefeito Eurimar Nóbrega (PMDB), e que registrou a participação de outras lideranças políticas da cidade, uma das quais o deputado estadual George Soares (PR).
Convidado pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire, para capitanear uma modernização no partido, o senador Cristovam Buarque, há 11 anos no PDT, decidiu deixar a legenda e se filiar ao PPS na próxima quarta-feira. Cristovam, que trocou o PT pelo PDT em 2005, às vésperas de explodir o escândalo do mensalão, disse que deixa o partido por não querer compactuar com um acordo entre PT e PDT, que deverá lançar o nome de Ciro Gomes candidato a presidente em 2018, caso o ex-presidente Lula não consiga se viabilizar como candidato. O senador denunciou o acordo e o comparou ao apoio dos militares ao nome de Paulo Maluf nas eleições de 1985, em que concorreu contra Tancredo Neves: “O Ciro será a continuação da Dilma com calça comprida, e a continuação do Lula sem o macacão de operário”.
A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (13) que o grande número de casos de zika vírus no país, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, não compromete os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano. A declaração foi feita durante visita da presidenta à comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ), como parte do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero.
Roberto Stuckert Filho
Dilma visitou a população da comunidade Zeppelin no Rio e alertou sobre os cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti
“Nós conseguiremos, até as Olimpíadas, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. É mais que uma obrigação, é um dever. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres e crianças para que nos ajudem nessa função”.
A presidenta afirmou que a capital carioca é uma das cidades prioritárias no combate ao mosquito em razão dos jogos. “No Rio de Janeiro estamos fazendo uma ação dirigida. (..) Somos o regimento de vanguarda, mas precisamos de todos os participantes”.
Dilma ressaltou que, apesar dos Jogos, o importante é a saúde das mulheres grávidas e das crianças. “Isso não é um compromisso nosso com alguém do exterior. É um compromisso nosso conosco mesmo”. A presidenta disse estar confiante de que o Brasil vai vencer a guerra contra o zika vírus, assim como venceu a febre amarela no passado. “Nós ganhamos a guerra contra a febre amarela. Vamos lembrar de que nós ganhamos, e é o mesmo mosquito. Nós vamos ganhar essa guerra contra o zika vírus”.
Saneamento Básico
Dilma citou o investimento em saneamento básico como uma das ações para combater o mosquito. Segundo a presidenta, quando ela chegou ao governo, o investimento em saneamento era em torno de R$ 2,5 bilhões anuais. Agora, esse valor chega a R$ 20,5 bilhões por ano.
“Nós estamos correndo atrás de décadas de abandono da questão do saneamento. Eu também reconheço a ação do governo do estado e da prefeitura. Nós temos orgulho de termos lutado contra isso, de ter feito saneamento”.