quarta-feira, 28 de junho de 2017

Prefeitura Municipal do Assú vivenciará Ponto Facultativo nesta quinta-feira

Prefeitura Municipal do Assú

  
O exemplar desta quarta-feira, dia 28, do Diário Oficial do Município do Assú, publica cópia do Decreto nº 021/2017, desta data, legitimado pelo prefeito Gustavo Montenegro Soares. A medida dispõe sobre a decretação de Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira, dia 29 de junho.
Os argumentos considerados para a edição do Decreto foram: a data comemorativa de São Pedro; e, a necessidade de adequação de funcionamento da Prefeitura Municipal do Assú na referida data. Ficam ressalvadas do objeto do procedimento administrativo aquelas atividades que sejam consideradas essenciais.

Gestão contorna problemas contratuais encontrados e retoma obras de pavimentação

Prefeitura Municipal do Assú



De forma gradual a administração do prefeito Gustavo Montenegro Soares está superando pendências constatadas em alguns contratos com prestadores de serviços, problemas que são remanescentes da gestão anterior, e, desta forma, está possibilitando a retomada de alguns empreendimentos que dependiam da resolução dos gargalos encontrados. Neste contexto se enquadram algumas obras de pavimentação a paralelepípedos.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo Galvão, seguindo o que é recomendado pelo prefeito e pelo secretário executivo de Infraestrutura, Nuilson Pinto, a ação está tendo sua continuidade assegurada e compreenderá diversos pontos urbanos e periféricos da cidade. A tarefa é posta em prática desde a última semana, com o reinício do calçamento da Rua Júlio Martins Fernandes, num investimento da ordem de R$ 375 mil.
Outra atividade do gênero compreendeu a Rua Padre Joaquim Alfredo Simonetti, sob a mesma contratação, onde o trabalho já foi concluído. Conforme o secretário Marcelo Galvão, a expectativa é que num prazo de 120 (cento e vinte) dias, todo o serviço seja entregue à população pelo Poder Executivo. “Dar maior agilidade às ações é uma determinação direta da gestão, e estamos fazendo tudo o possível para que o assuense tenha uma cidade melhor estruturada”.
 

Secretária municipal participou de reunião da CIB/RN ontem em Natal

Prefeitura Municipal do Assú

Além de estar presente, ao lado do prefeito Gustavo Montenegro Soares, à solenidade oficial de lançamento da edição 2017-2021 do Selo UNICEF, em Natal, oportunidade em que foi sacramentada a adesão do município ao projeto, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Helenora Costa, cumpriu outros compromissos de caráter administrativo. Um deles, no âmbito da SETHAS-Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, numa reunião de trabalho da CIB/RN-Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte.
O encontro foi conduzido pela secretária adjunta da SETHAS, Maira Oliveira, e abordou uma série de assuntos. Um deles, registrou Helenora Costa, tratou da realização de oficinas de capacitação para a implantação do CadRN-Cadastro Único do Rio Grande do Norte. Este cronograma foi iniciado segunda-feira, dia 26, e vai se estender até o dia 12 de julho, na Escola de Governo, em Natal. A secretária frisou que a ação se direcionará primeiro para os 42 municípios – um dos quais o Assú – habilitados a receber o Cofinanciamento Estadual de Média Complexidade.
O CadRN - O CadRN é um sistema de informações do perfil populacional do estado que permite aos profissionais da assistência social ter acesso a dados como população sem acesso a água, habitação, coleta de lixo, nível de pobreza e de alfabetização, dentre outros. Os dados do CadRN são extraídos do Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo que serve de base para o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, diferente deste último, ele poderá ser acessado por uma gama mais ampla de profissionais que precisam de dados para implementação de políticas públicas.
 

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Secretaria de Saúde prepara realização de nova etapa do Mutirão do Glaucoma em julho

Prefeitura Municipal do Assú


Programação que atenderá demanda livre, tanto de pessoas de Assú quanto de pacientes oriundos de outros municípios da região circunscrita à 8ª Região de Saúde, a próxima etapa de atendimentos gratuitos do Mutirão do Glaucoma em Assú está previamente confirmada para os dias 6 e 7 de julho, quinta e sexta, nos turnos matutino e vespertino. A agenda ocorrerá, nos dois dias, no Posto Central – situado na rua lateral do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, em frente à Farmácia Comunitária.
Conforme a secretária municipal adjunta de Saúde, Lilian Fagundes, as pessoas que já se submetem ao tratamento de prevenção e combate ao Glaucoma, e que trimestralmente recebem o colírio utilizado, bem como os que pretendem iniciar a intervenção terapêutica, já podem se dirigir à Sala de Marcação de Consulta, no interior do Centro Clínico, portando xerox dos documentos de identificação pessoal. Não há limite de vagas, esclareceu a secretária adjunta, mas é indispensável saber o número de pacientes a ser atendido.
O GLAUCOMA – É um tipo de lesão e se refere a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis do nervo óptico, parte do sistema ocular responsável por carregar as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. O paciente com glaucoma enxerga como se existisse uma névoa ou se olhasse através de um objeto embaçado. A Organização Mundial de Saúde estima que 10% dos casos de glaucoma terminem seus dias de vida em completa cegueira.
 

Secretário reafirma importância da permanência do Assú na direção do CBH-PPA

Prefeitura Municipal do Assú

O município do Assú vai lutar pela manutenção de sua representatividade na futura diretoria do CBH-PPA-Comitê da Bacia Piancó-Piranhas-Açu. O ponto de vista é manifestado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Jonaelson Medeiros e, segundo ele, reflete o pensamento da administração do prefeito Gustavo Montenegro Soares. “A participação do Assú no colegiado, principalmente por sua condição de cidade-polo, é de fundamental importância”, declarou o secretário de Meio Ambiente.
Ele integrou a comitiva da Prefeitura do Assú que acompanhou ontem (21), no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN, em Assú, o Encontro Regional de Mobilização para tratar da renovação eleitoral dos membros da diretoria do Comitê. No evento, foi enfatizada a relevância da Lei nº 6.908/96, que instituiu a Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte, e a importância do gerenciamento legal dos recursos hídricos.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Minuta de Contrato relativa à gestão do Terminal Rodoviário é entregue ao DER

Prefeitura Municipal do Assú
  
Depois de externar o propósito de que a Prefeitura Municipal assuma a gestão administrativa do Terminal Rodoviário Petronilo Varela da Silva, em Assú, de forma compartilhada com os que dele usufruem, em reunião anterior com o diretor-geral do DER/RN-Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Jorge Fraxe, e numa audiência com o governador Robinson Faria, o prefeito Gustavo Montenegro Soares materializou tal pretensão mais uma vez, de modo documental, nesta terça-feira, dia 20, a capital do estado.
Em companhia do deputado George Soares, Dr. Gustavo entregou ao gestor do DER a Minuta de Contrato elaborada por sua assessoria jurídica propondo a absorção gerencial da estrutura. No dia 17 de abril, ambos estiveram com o diretor-geral do DER, oportunidade em que o prefeito sinalizou com a celebração de parceria para garantir o pleno funcionamento do Terminal de modo a que o órgão atue com a qualidade que anseia a população. No dia 4 de maio, idêntica aspiração foi exibida no encontro pessoal que travaram com o governador.
Hoje, a Minuta de Contrato foi entregue e, agora, a Prefeitura esperará pela análise e pronunciamento do DER e do Governo do Estado. “O Terminal foi totalmente recuperado, graças a uma emenda de R$ 510 mil do deputado George Soares, mas é preciso que se façam algumas intervenções administrativas para assegurar que ele ofereça uma adequada prestação de serviços a todos que utilizam do prédio, tanto os passageiros, locatários e a coletividade em geral, e este é o desejo que levamos à esfera do Governo do Estado”, declarou Dr. Gustavo.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Temer processa Joesley Batista por crimes contra a honra

 O presidente Michel Temer entrou com uma ação por calúnia, injúria e difamação contra o dono da JBS, Joesley Batista, na 12ª Vara Federal de Brasília. O motivo é a entrevista concedida pelo empresário à revista “Época”, na qual acusa Temer de chefiar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil”. Joesley contou que Temer não fazia cerimônia para pedir dinheiro em nome do PMDB e que o presidente articulava uma campanha para estancar a operação Lava-Jato.
Segundo a defesa do presidente, o empresário teria se baseado “em informações falsas, criadas com o único e exclusivo propósito de abalar a credibilidade do presidente da República”. Ainda segundo a ação, Temer “é homem honrado, com vida pública irretocável, respeitado no meio político e jurídico” e que, durante toda a vida pública, “nunca, jamais sofreu qualquer condenação judicial, ou mesmo foi acusado formalmente de obter qualquer vantagem indevida”.

A defesa também afirma que o real objetivo de Joesley é “obter o perdão dos inúmeros crimes que cometeu, por meio de um generoso acordo de delação premiada que o mantenha livre de qualquer acusação, vivendo fora do país com um substancial (e suspeito) patrimônio”. O texto leva a assinatura dos advogados Antônio Mariz e Renato Ramos. Caberá ao juiz Marcus Vinícius Reis Bastos julgar a causa.


No domingo, depois da publicação da entrevista, Temer já havia anunciado que processaria Joesley pelas “mentiras” declaradas à revista. Em nota pública, o Palácio do Planalto chamou o empresário de “bandido notório”.
O empresário gravou uma conversa que teve com Temer no Palácio do Jaburu. Na avaliação da Procuradoria-Geral da República, o empresário afirma que pagava propina ao ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao operador Lúcio Funaro. Temer teria dado a anuência à mesada. O áudio está sendo periciado pela Polícia Federal.
A delação premiada de Joesley embasou a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a conduta de Temer. Ele teria cometido crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à justiça. A relatoria é do ministro Edson Fachin. A expectativa é de que a PGR apresente denúncia contra o presidente ao STF nos próximos dias.

Joesley Batista e Michel Temer

Público superior a 30 mil atesta retorno do São João de Assú ao topo no Estado

Prefeitura Municipal do Assú
Secretaria de Comunicação e Ouvidoria



A superlotação assistida na noite de sábado, dia 17, em todo o entorno da Praça São João, logradouro central da cidade, na continuidade do programa oficial do São João 2017, em Assú, para acompanhar as atrações musicais do dia, se caracteriza numa prova irrefutável de que a festa do padroeiro reconquistou o pódio de principal festividade junina de todo o Rio Grande do Norte. Indicadores extraoficiais apontam que os shows, foram presenciados por mais de 30 mil pessoas do município e de outras partes do Estado.
“Esta presença maciça e marcante da população à festa do nosso padroeiro vem comprovar que a nossa administração acertou ao priorizar a revitalização do São João, que é a principal manifestação socioreligiosa de nossa cidade, sem falar que este período é de grande importância para aquecer a economia em todos os setores, beneficiando grandes, médios e pequenos empreendedores”, celebra o prefeito Gustavo Montenegro Soares, ressaltando que a gestão permanecerá atenta às datas comemorativas e festivas do Assú.

Ontem dia 18, na manhã do Domingo, itinerário sociocultural do São João 2017 teve prosseguimento.  De meio-dia, na Praça de Eventos Radialista Jota Keully, aconteceu o tradicional Almoço de São João, com animação musical de Nelsinho & banda e Wonney Saraiva. À noite, no centro da cidade, de 19h30, teve  a participação do grupo Forró Balanço Universitário. No interior do Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, na Praça São João, foi realizada a primeira classificatória do Concurso de Quadrilhas Juninas, categoria Estilizada.


Prefeito Gustavo Soares se integra aos eventos culturais dentro da agenda junina

Prefeitura Municipal do Assú
Secretaria de Comunicação e Ouvidoria

Além da presença nas celebrações religiosas e nos shows musicais do São João 2017, concentrados na Igreja Matriz e no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, respectivamente, centro da cidade, o prefeito Gustavo Montenegro Soares tem feito questão de acompanhar os eventos culturais que estão incluídos na programação oficial do padroeiro. “A riqueza do nosso São João está justamente nesta pluralidade e na diversificação de realizações, e é o que diferencia nossa festa das demais”, registrou o chefe do Executivo.
Foi com esta visão que o prefeito prestigiou, na manhã deste domingo, dia 18, na popular Rua do Córrego, a partida de futebol entre Casados e Solteiros e os Gays e os Traídos. Gustavo Soares conversou com os presentes, confraternizou-se com os participantes do confronto amistoso, atendeu à imprensa e aplaudiu a iniciativa, apoiada pela administração através da Secretaria de Eventos, Turismo, Esporte e Juventude. “O jogo entre os Casados e Solteiros, Gays e os Traídos, é uma das tradições do nosso São João, assim como a Corrida de Jegue, o Pau de Sebo e outros”, registrou.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Município presta assessoramento técnico através de agrônomo a produtores rurais

Prefeitura Municipal do Assú



Em consonância com a recomendação emanada do prefeito Gustavo Soares de que a administração se faça presente ativamente com seus serviços em todos os segmentos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca tem exercitado esta orientação à risca e, neste raciocínio, tem mantido permanentemente à disposição da sociedade seu quadro de profissionais. Um deles é o engenheiro agrônomo Raulino Cardoso, que tem atendido a todos os produtores rurais que requerem sua atuação.
Um exemplo disto foi observado nesta terça-feira, dia 6, quando o agrônomo se deslocou até a comunidade rural de Riacho, a fim de atender solicitação formulada pelo pequeno produtor rural popularmente conhecido como “Zé de Manoel Antão”. A visita técnica foi realizada ao pomar de maracujazeiro amarelo do referido produtor, responsável pelo cultivo de 120 (cento e vinte) pés da mencionada fruta.
“Havia problema no abortamento das flores, o que culminava com a não frutificação e produção dos frutos”, explicou o agrônomo Raulino Cardoso. “A área está desprovida de polinizadores naturais do maracujá [mamangava] e gerando a necessidade de se fazer polinização manual. A técnica foi repassada ao produtor rural e será  acompanhada pela Secretaria durante a próxima floração”, acrescentou o profissional. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca instala-se no Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro.